Skip to main content Skip to primary navigation

Umicore se une a movimento para doar seis usinas de oxigênio para o Amazonas

Regional website Brazil

Iniciativa irá atender 90 leitos de UTI em hospitais públicos da região

A situação da pandemia da Covid-19 no Amazonas ainda é muito grave e, com esse cenário, o movimento nacional UniãoBR, que está presente em 23 estados e vem atuando desde o início da crise sanitária, realizou parceria com 20 empresas e entidades para viabilizar a compra de seis usinas de oxigênio. Os equipamentos serão enviados para os hospitais públicos do Amazonas nas seguintes cidades: Alvarães, Santo Antônio do Içá, Codajás, Tapauá, Apuí e Urucará. O valor total arrecadado foi de R$ 2 milhões.

O grupo, intitulado Juntos pelo Amazonas, conta com a participação de uma série de empresas e entidades. Para essa doação específica, participaram os seguintes nomes: Ambev, Americanas, Braskem, Claro, ClearSale, Coca-Cola Brasil, Electrolux, Eneva, Fundação Casas Bahia, Google.org, Grupo Carrefour Brasil, Grupo HEINEKEN, Instituto Lojas Renner, LEROY MERLIN, Natura, PayPal, Sul América, Umicore, XP Inc., e Ypê.

O movimento teve o apoio institucional da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas e da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). A Força Aérea Brasileira e a Marinha Brasileira transportaram as usinas até as cidades. 

O compromisso das empresas no Juntos pelo Amazonas será com a doação dos recursos para as máquinas e acessórios das seis usinas, que possuem uma das mais avançadas tecnologias aplicadas a este tipo de equipamento. Cada equipamento tem capacidade para atender uma unidade hospitalar em 15 leitos de terapia intensiva simultânea e ininterruptamente. 

"A solidariedade, a união de toda a sociedade e a responsabilidade social das instituições públicas e privadas são as armas mais eficazes para o combate à crise sem precedentes criada pela Covid-19 em nosso país.  Acreditando nisso, a Umicore une esforços com um grupo de outros 19 parceiros, por meio do movimento nacional UniãoBR,  para viabilizar a compra de seis usinas de oxigênio doadas a hospitais localizados no interior do estado do Amazonas".

J. Portela – Diretor de Administração e Assuntos Institucionais

Sobre o UniãoBR 

O UniãoBR é um movimento apartidário que reúne voluntários de todo o Brasil e foi fundado no início da pandemia no país, em março de 2020. Presente em 23 estados, o movimento já beneficiou mais de 9 milhões de pessoas, arrecadando mais de R$ 160 milhões que foram usados para doar equipamentos de proteção individual (EPI), toneladas de alimentos, criação de leitos e gestão de cursos. A UniãoBR foi vencedora do Prêmio Empreendedor Social 2020. Mais informações: www.movimentouniaobr.com.br.