Terms of UsePrivacy and Cookie NoticeGeneral Terms & Conditions Sustainable Procurement CharterSupplier Zone História | Umicore

História

História

A história da Umicore iniciou há mais de 200 anos. Tudo começou com a união de algumas empresas mineradoras e fundidoras, que gradualmente se desenvolveu para a empresa de tecnologia de materiais e reciclagem que a Umicore é hoje.

Onde tudo começou

1805 

Em 17 de dezembro de 1805, Napoleão Bonaparte cedeu a Jean Dony o controle da mina Vieille-Montagne em Moresnet, local onde hoje está a fronteira ente Bélgica e Alemanha.

1837

Isso marcou o início do que em 1837 se tornou a ‘Société Anonyme des Mines et Fonderies de Zinc de la Vieille-Montagne’, o mais antigo predecessor da futura empresa Umicore.

Cruzando fronteiras

1906 

A história de outra empresa da Umicore, a Union Minière, iniciou em 1906. A Union Minière du Haut Katanga (UMHK), como era na época chamada, produzia cobre e outros metais no Congo.

1968

Após ter o governo de Zairian incorporado os ativos da empresa em 1968, a UMHK decidiu desenvolver novas atividades de mineração e refino, tornando-se depois a subholding Société Générale de Belgique.

As peças de um quebra-cabeças

1989

A fusão em 1989 da Union Minière com suas subsidiárias (Metallurgie Hoboken-Overpelt, Vieille-Montagne e Mechim) transformou a Union Minière em um grupo industrial integrado.

1990 

Até o final da década de 90, a Union Minière se posicionou cada vez mais como empresa de materiais especiais. Depois de já ter vendido seus últimos negócios de mineração e outros ativos não estratégicos, seu foco agora era em metais preciosos, produtos de Zinco com alta margem e materiais avançados.

2001 

Para simbolizar essa tendência de sair da área de mineração e de produção de commodities e metais base, em 2001 o Grupo mudou seu nome para Umicore. As primeiras duas letras do nome são iniciais da Union Minière, remetendo às raízes históricas do grupo.

Uma década definitiva

2003

Em 2003, a aquisição das atividades PMG acrescentou uma nova dimensão à empresa, inclusive uma maior presença no setor de catalisadores automotivos. O PGM era na verdade a antiga unidade de metais preciosos do grupo alemão, Degussa, a mesma empresa que, em 1887, foi sócia fundadora da planta de Hoboken da Umicore.

2005

Em 2005, a Umicore cindiu suas atividades de Cobre, formando uma empresa independente a Cumerio, e, dois anos depois, fundiu suas atividades de refino & ligas de Zinco com a Zinifex, que juntas formaram a Nyrstar.

2007

Ao fim de um processo de transformação que durou dez anos, a Umicore concentrou-se em tecnologias limpas, incluindo o desenvolvimento de novos catalisadores automotivos, materiais de bateria recarregáveis de próxima geração, catalisadores de células e membranas de combustível e processos de reciclagem. A Umicore também ampliou sua presença geográfica, principalmente na Ásia. 

2010

Respondendo aos desafios impostos pelas principais tendências, a Umicore definiu uma nova estratégia combinando tecnologia e um roteiro comercial para os cinco anos seguintes, com uma abordagem e objetivos completos de desenvolvimento sustentável integrado. Além disso, a empresa começou uma nova fase no desenvolvimento de uma nova instalação de baterias recarregáveis, na Bélgica.

Um novo Horizonte

2015

Lançando as bases para novos produtos e processos, a Umicore estabeleceu novas instalações, incluindo novos centros de P&D e sua primeira sede comercial na Ásia, como parte de um programa mais amplo destinado a aplicações relacionadas a energia. Horizon 2020 se tornou o novo plano estratégico, com o objetivo de tornar a Umicore uma líder clara em materiais e reciclagem para uma mobilidade limpa. 

2017

O realinhamento do portfólio de atividades da Umicore para simplificar e aprimorar o seu foco de crescimento significou alienações, bem como novas aquisições, incluindo a venda de duas unidades comerciais históricas focadas no zinco, materiais técnicos e parte do negócio Produtos de Filme Fino. Novas aquisições incluem catalisadores estacionários e uma segunda refinaria de cobalto em Kokkola, na Finlândia. O portfólio otimizado reduziu o número de unidades comerciais de quinze para nove. Como parte do seu objetivo de tornar a sustentabilidade uma vantagem competitiva, a Umicore obteve garantia de terceiros para seu quadro de aquisições sustentáveis para o cobalto. 

Hoje

As três principais tendências identificadas como  chave de negócios para a Umicore: escassez de recursos, ar limpo e eletrificação dos automóveis estão cada vez mais em evidência. Tivemos sucesso em alcançar liderança em materiais e reciclagem para uma mobilidade limpa.
O Grupo gerou receitas (excluindo metal) de € 3,4 bilhões (volume de negócios de € 17,5 bilhões) em 2019 e atualmente emprega 11.152 pessoas.