História
A história da Umicore iniciou há mais de 200 anos. Tudo começou com a união de algumas empresas mineradoras e fundidoras, que gradualmente se desenvolveu para a empresa de tecnologia de materiais e reciclagem que a Umicore é hoje.
A história da Umicore iniciou há mais de 200 anos. Tudo começou com a união de algumas empresas mineradoras e fundidoras, que gradualmente se desenvolveu para a empresa de tecnologia de materiais e reciclagem que a Umicore é hoje.
Em 17 de dezembro de 1805, Napoleão Bonaparte cedeu a Jean Dony o controle da mina Vieille-Montagne em Moresnet, local onde hoje está a fronteira ente Bélgica e Alemanha.
Isso marcou o início do que em 1837 se tornou a ‘Société Anonyme des Mines et Fonderies de Zinc de la Vieille-Montagne’, o mais antigo predecessor da futura empresa Umicore.
A história de outra empresa da Umicore, a Union Minière, iniciou em 1906. A Union Minière du Haut Katanga (UMHK), como era na época chamada, produzia cobre e outros metais no Congo.
Após ter o governo de Zairian incorporado os ativos da empresa em 1968, a UMHK decidiu desenvolver novas atividades de mineração e refino, tornando-se depois a subholding Société Générale de Belgique.
A fusão em 1989 da Union Minière com suas subsidiárias (Metallurgie Hoboken-Overpelt, Vieille-Montagne e Mechim) transformou a Union Minière em um grupo industrial integrado.
Até o final da década de 90, a Union Minière se posicionou cada vez mais como empresa de materiais especiais. Depois de já ter vendido seus últimos negócios de mineração e outros ativos não estratégicos, seu foco agora era em metais preciosos, produtos de Zinco com alta margem e materiais avançados.
Para simbolizar essa tendência de sair da área de mineração e de produção de commodities e metais base, em 2001 o Grupo mudou seu nome para Umicore. As primeiras duas letras do nome são iniciais da Union Minière, remetendo às raízes históricas do grupo.
Em 2003, a aquisição das atividades PMG acrescentou uma nova dimensão à empresa, inclusive uma maior presença no setor de catalisadores automotivos. O PGM era na verdade a antiga unidade de metais preciosos do grupo alemão, Degussa, a mesma empresa que, em 1887, foi sócia fundadora da planta de Hoboken da Umicore.
Em 2005, a Umicore cindiu suas atividades de Cobre, formando uma empresa independente a Cumerio, e, dois anos depois, fundiu suas atividades de refino & ligas de Zinco com a Zinifex, que juntas formaram a Nyrstar.
Ao fim de um processo de transformação que durou dez anos, a Umicore concentrou-se em tecnologias limpas, incluindo o desenvolvimento de novos catalisadores automotivos, materiais de bateria recarregáveis de próxima geração, catalisadores de células e membranas de combustível e processos de reciclagem. A Umicore também ampliou sua presença geográfica, principalmente na Ásia.
Respondendo aos desafios impostos pelas principais tendências, a Umicore definiu uma nova estratégia combinando tecnologia e um roteiro comercial para os cinco anos seguintes, com uma abordagem e objetivos completos de desenvolvimento sustentável integrado. Além disso, a empresa começou uma nova fase no desenvolvimento de uma nova instalação de baterias recarregáveis, na Bélgica.
Lançando as bases para novos produtos e processos, a Umicore estabeleceu novas instalações, incluindo novos centros de P&D e sua primeira sede comercial na Ásia, como parte de um programa mais amplo destinado a aplicações relacionadas a energia. Horizon 2020 se tornou o novo plano estratégico, com o objetivo de tornar a Umicore uma líder clara em materiais e reciclagem para uma mobilidade limpa.
O realinhamento do portfólio de atividades da Umicore para simplificar e aprimorar o seu foco de crescimento significou alienações, bem como novas aquisições, incluindo a venda de duas unidades comerciais históricas focadas no zinco, materiais técnicos e parte do negócio Produtos de Filme Fino. Novas aquisições incluem catalisadores estacionários e uma segunda refinaria de cobalto em Kokkola, na Finlândia. O portfólio otimizado reduziu o número de unidades comerciais de quinze para nove. Como parte do seu objetivo de tornar a sustentabilidade uma vantagem competitiva, a Umicore obteve garantia de terceiros para seu quadro de aquisições sustentáveis para o cobalto.
A pandemia da COVID-19 enviou um choque sem precedentes e repentino através do mundo. Durante toda a pandemia, a saúde e a segurança de nossos funcionários sempre foi nossa primeira prioridade. Apesar dos desafios do mercado a curto prazo, as principais megatendências a longo prazo que apoiam a estratégia de crescimento da Umicore (escassez de recursos, a eletrificação do transporte e o controle de emissões) permaneceram fortes. Nossa resiliência nestes tempos desafiadores juntamente com nosso forte portfólio de atividades complementares nos ajudou a manter nosso rumo estratégico e a emergir mais forte.
A Umicore revela suas ousadas ambições de sustentabilidade através de sua estratégia ESG "Let's go for Zero", comprometendo-se com as emissões líquidas de GEE zero até 2035, dano zero, desigualdade zero e a melhor governança da categoria. A Umicore reafirma seu compromisso de usar seu know-how tecnológico, sua experiência científica e seu alcance corporativo para ser líder no setor de sustentabilidade, incluindo metas ousadas relacionadas ao impacto que a Umicore tem sobre o meio ambiente e sobre a sociedade em geral.
Após ter estabelecido novos padrões de sustentabilidade na indústria, reequilibrando seu portfólio de atividades e fortalecendo sua posição de liderança em materiais de mobilidade limpa e reciclagem, a Umicore está pronta para acelerar sua fórmula vencedora. Através da Umicore 2030 - RISE, sua ambição é ser um verdadeiro parceiro de transformação para seus clientes, guiando-os em sua jornada em direção à sustentabilidade e circularidade. O foco do negócio é impulsionado pelas três megatendências: melhorar a circularidade para metais críticos, acelerar a transformação da mobilidade global e atender à crescente necessidade de materiais avançados. Como? Através dos principais pilares que representam a RISE: ser um parceiro de transformação confiável, um líder em inovação e tecnologia, um campeão em sustentabilidade e, em última instância, um excelente executor. A Umicore está embarcando em uma nova fase na jornada da Umicore para se tornar uma empresa líder em tecnologia de materiais circulares.