Skip to main content Skip to primary navigation

Umicore Hoboken integra refugiados à força de trabalho

Regional website Brazil

O compromisso da Umicore com a sustentabilidade não é apenas minimizar o impacto de nossas operações. Também queremos ter um impacto positivo na sociedade em geral, respeitando as pessoas e as comunidades. O programa de empregos para refugiados que apoiamos em nossa unidade de Hoboken reforça perfeitamente esse compromisso. Hoje, 17 refugiados trabalham na divisão de amostragem da Umicore Bélgica.

“É uma experiência verdadeiramente positiva, tanto para a Umicore quanto para as próprias pessoas,” - Lieven Maes, gerente de RH (Bélgica).

O programa de emprego para refugiados que a Umicore apoia foi iniciado pelos Centros Públicos de Bem-Estar Social da Bélgica (OCMW). “A Bélgica enfrentou um número recorde de refugiados em 2016 e 2017. Em resposta, o PCSW aplicou o artigo 60 da legislação para integrar os requerentes de asilo na força de trabalho das empresas belgas”, explica Lieven. Umicore Hoboken estava interessado. “Mais do que nos ajudar a preencher vagas, o programa se alinha aos nossos valores de paixão, cuidado e colaboração. Contratar requerentes de asilo nos ajudaria a criar um local de trabalho mais inclusivo ”.

“Mais do que nos ajudar a preencher vagas, o programa se alinha aos nossos valores de paixão, cuidado e colaboração. Contratar requerentes de asilo nos ajuda a criar um local de trabalho mais inclusivo ”. - Lieven Maes, gerente de RH Umicore Hoboken

Do contrato de trabalho temporário ao permanente

Enquanto alguns colegas hesitavam sobre a ideia, a Umicore concordou em contratar 10 refugiados por ano em 2017, 2018 e 2019. “O PCSW atua como empregador no primeiro ano”, explica Lieven. “No entanto, prometemos um contrato de trabalho na Umicore após esse período, desde que tenhamos vagas adequadas, é claro, que o perfil esteja dentro dos critérios estabelecidos para a vaga.”  
 
Um jovem muito ambicioso, Amjed Al-Zanganawe estudou política e foi jornalista antes de fugir do Iraque em setembro de 2015. Depois de passar 8 meses em um centro de acolhimento, mudou-se para Antuérpia, onde sua esposa e filha de 2 anos se juntaram a ele. . Amjed estava altamente motivado para reconstruir sua vida: “Eu estava focado em aprender holandês, encontrar um emprego e seguir em frente em minha nova vida”. Junto com outros 9 refugiados, Amjed chegou a Umicore Hoboken em 2017. 
 
Após este primeiro ano, os refugiados passam pelo mesmo processo de recrutamento que os outros candidatos. Após a conclusão, eles recebem um contrato temporário - e são avaliados novamente 18 meses depois para motivá-los nos estudos da língua holandesa. Se passarem, eles conseguem um contrato de trabalho permanente. Um deles, Amjed Al-Zanganawee, passou imediatamente na avaliação e tem um contrato permanente. Hoje, 9 refugiados já têm contratos de trabalho com a Umicore. 
 
O contrato de trabalho não é a última etapa. Como o aprendizado e o desenvolvimento são fundamentais na Umicore, oferecemos uma série de treinamentos. Recentemente, Amjed obteve sua carteira de motorista de empilhadeira. “Sou muito grato pelas oportunidades que a Umicore me oferece”, diz ele. “Eles me dão a chance de crescer e construir uma nova vida aqui.” 

“A Umicore realmente me ajudou em cada etapa do caminho. Tenho certeza que terei muito mais oportunidades de crescer aqui. ” - Amjed Al-Zanganawee

Verdadeiramente integrado à força de trabalho

“Hoje, todo mundo quer manter os novos colegas a bordo”, diz Lieven. Quais são as chaves para esse sucesso? “Os próprios refugiados, para começar. Nós os selecionamos cuidadosamente e investimos em um processo de integração intensivo e estou muito feliz em testemunhar seu compromisso. Ainda assim, nunca poderíamos ter feito isso sem a dedicação do técnico de RH Greet Van den Eynde e do Teamleader Mohamed Fawzi. Eles fizeram com que os refugiados se sentissem em casa e os apoiaram de todas as maneiras possíveis, mesmo diante das barreiras de idioma, diferenças culturais, etc. Eles agora são uma equipe fantástica que trabalha muito, está verdadeiramente integrada e contribui muito para a nossa empresa. Estou muito orgulhoso por termos feito disso um sucesso. ”

“Estou muito orgulhoso por termos tornado isso um sucesso.” - Lieven Maes, gerente de RH Umicore Hoboken