Umicore e ACC firmam parceria estratégica para materiais de bateria EV na Europa

Regional website Brazil

A Umicore e a Automotive Cells Company (ACC – empresa conjunta entre Stellantis, Mercedes-Benz e TotalEnergies, juntamente com sua subsidiária Saft), assinaram um acordo estratégico. A Umicore fornecerá para as futuras fábricas europeias de baterias de grande escala da ACC materiais de cátodo de níquel de última geração de sua fábrica de produção em Nysa, Polônia.

O acordo de longo prazo começará com um compromisso anual de compra de 13 GWh para uma grande plataforma de uma montadora europeia com os primeiros volumes comerciais esperados para o início de 2024. A Umicore e a ACC compartilham a ambição de desenvolver ainda mais sua parceria com o potencial de crescer volumes fornecidos anualmente para atingir pelo menos 46 GWh até 2030, o equivalente para alimentar pelo menos 500.000 EVs por ano.

A parceria apoia as ambições de crescimento e sustentabilidade da ACC, fornecendo acesso à ACC a materiais de bateria críticos, de alto desempenho e de origem ética para o crescimento de sua produção de células europeias. Por sua vez, fornecerá à Umicore acesso garantido à demanda substancial por seus materiais de cátodo e diversificará ainda mais sua exposição a grandes e diversos players da cadeia de valor EV.

"Estamos muito satisfeitos em fazer parceria com a ACC, permitindo a transição rápida para a condução elétrica", disse Mathias Miedreich, CEO da Umicore. "Nosso histórico de longa data no desenvolvimento de materiais de bateria de alto desempenho com níveis de qualidade de benchmark do setor, juntamente com nossa liderança de sustentabilidade e abordagem em ciclo fechado, nos tornam um parceiro preferido para nossos clientes globalmente."

"Com este importante acordo, que garante o fornecimento de um componente-chave para a indústria de baterias, a ACC confirma sua ambição de se tornar líder europeia em baterias de carros que permitam uma mobilidade limpa e eficiente para todos".

Yann Vincent, CEO da ACC

Este acordo de fornecimento de longo prazo é um marco importante para o negócio de Materiais de Bateria Recarregável da Umicore e complementa o recente acordo da Umicore com a ACC sobre a reciclagem de baterias, pelo qual a Umicore estará reciclando os resíduos de produção de baterias nas instalações de testes da ACC na França.


Sobre ACC

A Automotive Cells Company (ACC) foi fundada em agosto de 2020 e é resultado de uma iniciativa empreendida pela Stellantis e pela TotalEnergies — juntamente com sua subsidiária Saft — recentemente acompanhada pela Mercedes-Benz, e fortemente apoiada pela França, Alemanha e União Europeia. A ACC combinará a expertise dessas três grandes empresas com habilidades complementares e experiência. O objetivo da ACC é desenvolver e produzir baterias e módulos para veículos elétricos com foco em segurança, desempenho e competitividade, garantindo ao mesmo tempo o mais alto nível de qualidade e a menor pegada de carbono. E, ao fazê-lo, tornar-se um líder europeu para baterias de carros que permitem uma mobilidade limpa e eficiente para todos. https://www.acc-emotion.com 

 

Sobre a Umicore

A Umicore é um grupo de tecnologia de materiais e reciclagem. A empresa foca suas atividades em áreas de aplicação, nas quais seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia faz a diferença. As atividades são organizadas em três grupos de negócios: Catálise, Energia e Tecnologia de Superfície e Reciclagem. Cada área é dividida em unidades de negócios direcionadas ao mercado, oferecendo materiais e soluções que estão no topo de novos desenvolvimentos tecnológicos e que são essenciais no dia a dia.  A Umicore investe a maior parte de suas receitas e dedica seus esforços de P&D para materiais de mobilidade limpa e reciclagem. O objetivo da empresa de criar valor sustentável baseia-se em sua ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir sua missão: “Materiais para uma vida melhor”. As operações industriais e comerciais da Umicore, assim como as atividades de P&D, estão localizadas em todo o mundo para melhor atender sua base global de clientes. O Grupo gerou uma receita de vendas de EUR 12,7 bilhões em 2021 e, atualmente, conta com 11.050 colaboradores.


Mais informações à Imprensa
Grupo Printer Comunicação 

Bruna Canto 
(11) 98900-5665
bruna.canto@grupoprinter.com.br 

Mariana Kovelis 
(11) 97240-4074
mariana.kovelis@grupoprinter.com.br


Maio/2022