Skip to main content Skip to primary navigation

O Tech Center da Umicore já está acreditado pelo Inmetro para realizar ensaios de Emissões

Regional website Brazil

PROCONVE L8 e P8 (EURO VI)  

Multinacional belga recebe selo de qualidade reconhecido internacionalmente  

O Tech Center da Umicore, grupo de tecnologia de materiais e reciclagem, foi acreditado recentemente na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, ou usualmente NBR 17025, recebendo a Acreditação N° CRL-1593. A certificação rege os sistemas de gestão da qualidade, operações técnicas e administrativas em laboratórios e confere reconhecimento internacional às análises realizadas.

A norma traz as especificações e requisitos gerais para procedimentos de ensaios e/ou calibrações. Para que uma empresa receba a acreditação, ela deve apresentar: implantação de um sistema de gestão da qualidade; competência técnica; rastreabilidade; avaliação de conformidade; padrão de ensaio/calibração de equipamentos; monitoramento do ambiente; validação técnica de metodologia; equipe treinada e capacitada para tais atividades, que são alguns dos elementos mais importantes a serem incorporados nos laboratórios que almejam um status de excelência.

Há trinta anos, o Tech Center da Umicore trabalha com as normas relativas a esses ensaios em veículos e motores, sendo pioneiro no Brasil na realização de ensaios de deterioração de emissões segundo ciclo  SBC (Standard Bench Cycle) e no segmento de pesados, HDD (Heavy Duty Diesel), na realização de ensaios nível EURO VI. “Receber a Acreditação demonstra que os processos de desenvolvimento dos produtos da nossa organização atendem às especificações internas e externas de desempenho e segurança, sendo reconhecidos internacionalmente.”, ressalta Edson Paixão, Gerente do Tech Center da Umicore.

O especialista afirma que receber o certificado do laboratório em um determinado método de ensaio pode ser uma decisão estratégica no mercado em que atua.

“Essa Acreditação irá aumentar nossa competitividade no mercado. Estamos contentes pelo reconhecimento pelo INMETRO  da capacidade gerencial e técnica do laboratório”.

Edson Paixão, Gerente do Tech Center da Umicore

Ensaios acreditados

Os ensaios realizados no Tech Center da Umicore, acreditados pelo INMETRO são:

  • Ensaios em Veículos: Ensaios de emissões pelo escapamento conforme legislação PL7 e PL8
  • Ensaios em Motores HDD: Ensaios de emissões pelo escapamento conforme legislação PP8 (EURO VI)
  • Ensaios em Motores OTTO: Ensaios de deterioração do sistema pós tratamento através do ciclo SBC, conforme legislação PL7 – PL8 

Mais informações à Imprensa Grupo Printer Comunicação 

Bruna Canto 
(11) 98900-5665
bruna.canto@grupoprinter.com.br 

Mariana Kovelis 
(11) 97240-4074
mariana.kovelis@grupoprinter.com.br 

Eduardo Sanches
(11) 99305-3328
eduardo.sanches@grupoprinter.com.br 

 

Março/2022