Skip to main content Skip to primary navigation

Umicore destaca peculiaridades dos catalisadores para veículos híbridos

Regional website Brazil

A frota nacional de carros híbridos ou elétricos alcançou mais de 40 mil unidades em 2021, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Levando em conta apenas os híbridos, o Brasil conta com aproximadamente 20 modelos à venda e esse mercado vem aos poucos ganhando terreno no País. Esses veículos contam com determinadas características distintas dos tradicionais, sendo uma delas em relação ao catalisador. A Umicore, empresa especialista em tecnologias para controle de emissões veiculares e principal fabricante da peça, explica. 

Montado dentro de uma cápsula de aço inox e instalado no sistema de exaustão dos veículos automotores, o catalisador possui um núcleo cerâmico ou metálico que contém platina, paládio e/ou ródio. Por meio de reações químicas, o componente possibilita a transformação de até 98% dos gases tóxicos, como Óxidos de Nitrogênio (NOx), Monóxido de Carbono (CO) e Hidrocarbonetos (HC) provenientes da queima do combustível em substâncias inofensivas. 

Nos veículos híbridos, que têm um motor a combustão e um elétrico, a atuação do catalisador para o pós-tratamento é mais exigente. Nos momentos em que o carro está funcionando apenas com o motor elétrico, a temperatura do sistema de escapamento e do motor a combustão caem, uma vez que não há queima de combustível.

“Quando a bateria descarrega, o motor a combustão entra em operação, exigindo que o catalisador seja acionado rapidamente. Essa ação requer tecnologias de catalisador de rápido light-off, onde as cargas de metais preciosos precisam ser otimizadas para superar essa temperatura mais baixa do sistema de exaustão e assim atender aos limites de emissões”, explica Miguel Zoca, gerente sênior de Aplicação do Produto da Umicore.

 

Manutenção em dia 

 Seja em um veículo híbrido ou com motor a combustão, o catalisador é concebido para durar no mínimo 80 mil quilômetros, para veículos produzidos até 2021, e 160 mil quilômetros para os produzidos a partir de 2022. Entretanto, o componente pode ter a sua vida útil reduzida pelo desgaste de outras peças, como as dos sistemas elétrico, de ignição e de injeção com problemas.

“Reforçamos sempre que é fundamental realizar revisões periódicas no carro, seguindo o manual do fabricante, e se atentar à qualidade e boa procedência do combustível, para garantir ou ainda prolongar a vida longa do catalisador”, finaliza o especialista. 

  

 Sobre a Umicore

 A Umicore é um grupo de tecnologia de materiais e reciclagem. A empresa foca suas atividades em áreas de aplicação, nas quais seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia faz a diferença. As atividades são organizadas em três grupos de negócios: Catálise, Energia e Tecnologia de Superfície e Reciclagem. Cada área é dividida em unidades de negócios direcionadas ao mercado, oferecendo materiais e soluções que estão no topo de novos desenvolvimentos tecnológicos e que são essenciais no dia a dia.  A Umicore investe a maior parte de suas receitas e dedica seus esforços de P&D para materiais de mobilidade limpa e reciclagem. O objetivo da empresa de criar valor sustentável baseia-se em sua ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir sua missão: “Materiais para uma vida melhor”. As operações industriais e comerciais da Umicore, assim como as atividades de P&D, estão localizadas em todo o mundo para melhor atender sua base global de clientes. O Grupo gerou uma receita de vendas de EUR 20,7 bilhões em 2020 e atualmente conta com 10.800 colaboradores.


Umicore - Atendimento à Imprensa
Grupo Printer Comunicação 

Eduardo Atalla | eduardo.atalla@grupoprinter.com.br | (11) 5582-1625 / (11) 99371-9015 / (11) 98193-5907 

Maio/2021