Skip to main content Skip to primary navigation

A singularidade é o nosso talento

Regional website Brazil

Na Umicore, reconhecemos e apreciamos a singularidade de cada indivíduo. Nosso conjunto de pensamentos, crenças, preferências e origens nos torna quem somos e nos permite trazer novas ideias para a mesa, fazendo com que nossas equipes se destaquem. A comunicação é um elemento essencial para conectar, inspirar e compartilhar ideias que nos permitem inovar e trazer soluções sustentáveis.

Temos orgulho de que, na Umicore, diferentes colegas falam línguas diferentes. A linguagem de sinais não poderia ser a exceção. Nosso colega Edson está conosco há 11 anos, trabalhando na Umicore Brasil em Americana. Com a ajuda de um tradutor, atualmente trabalha como operador de produção para nossa unidade de negócios Joias e Metais Industriais - JIM. Edson compartilhou conosco um pouco do seu dia a dia na Umicore: “Para integrar e interagir com a minha equipe e conhecer os diversos temas da empresa, a Umicore disponibiliza um tradutor de língua de sinais que me auxilia nas reuniões mais importantes e todos os treinamentos. ”

“Acordo muito cedo e pego o ônibus para o trabalho. Realizo o meu café da manhã na Umicore um pouco antes de começar a trabalhar ”, contou Edson. Ele fica feliz em poder se conectar com colegas ao longo do dia. Os colegas do site também aprenderam algumas frases em língua de sinais por meio de treinamentos internos, facilitando ainda mais a interação. “Durante o dia, me comunico com meus colegas por meio de sinais, e eles sabem um pouco da linguagem de sinais, até algumas piadas. Também posso escrever  para me comunicar com eles. ”

Edson gosta de trabalhar na Umicore, principalmente em suas interações com outros colegas. “A Umicore é uma empresa inclusiva que respeita e apoia a singularidade de cada indivíduo. Sempre me senti bem recebido e respeitado por todos os colegas. ”

Ao entrevistar Edson, conversamos com seu intérprete Hélio, intérprete já há 17 anos. “Minha carreira começou há muitos anos, mas há sete anos trabalho como intérprete na Umicore ajudando surdos”. Seu trabalho está alinhado com os planos de Edson, garantindo que ele esteja atualizado com suas reuniões e os temas a serem discutidos. Além disso, ele também verifica antecipadamente suas apresentações, vídeos ou material impresso que possa estar compartilhando. “A interação ocorre tanto no âmbito social quanto profissional, entendendo cada indivíduo e suas necessidades, fazendo um vínculo e construindo confiança. No aspecto profissional, por exemplo, seja no processo de tradução de material ou interpretação de uma palestra ou workshop, primeiro me familiarizo com o conteúdo por meio de um briefing detalhado. ”

Hélio compartilhou que valoriza a iniciativa da Umicore e pensa que ser uma empresa inclusiva também significa olhar para o futuro, envolvendo e capacitando os funcionários. “Isso mostra o quanto A Umicore respeita as pessoas como indivíduos, não só promovendo a diversidade e a inclusão, mas também contribuindo para o seu desenvolvimento. Acredito que a “inclusão”, que é uma responsabilidade social, melhora o clima organizacional, aumenta a produtividade, gera inovação e tem impacto nos negócios das empresas, gerando ainda mais valor para os stakeholders ”.