Skip to main content Skip to primary navigation

Umicore atinge marca de 60 milhões de catalisadores produzidos no Brasil

Regional website Brazil

Catalisador

Ótimo para o seu carro. Excelente para o meio ambiente.

  • Para comemorar a marca e o aniversário de 32 anos da empresa no País, o grupo está lançando um e-book sobre o funcionamento do catalisador
  • Mundialmente, a Umicore já produziu mais de um bilhão de catalisadores

Baixar E-book

A Umicore, uma das maiores fornecedoras de catalisadores do mundo e a maior do Brasil, alcançou a marca de mais de 60 milhões de catalisadores produzidos no País. Essa conquista acontece justamente em outubro, mês do aniversário de 32 anos da companhia na região. Globalmente, o grupo já produziu mais de um bilhão de unidades do produto até hoje. 

A chegada dos primeiros catalisadores no Brasil está totalmente relacionada à história da Umicore no território nacional. Em 1991, a empresa instalou a primeira fábrica de catalisadores da América do Sul, em Americana (SP), para atender a demanda criada pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).

“A Umicore foi pioneira ao trazer para o Brasil uma tecnologia capaz de reduzir 98% dos poluentes emitidos pelos veículos.”

Stephan Blumrich, Vice-presidente da unidade de negócios de Catalisadores Automotivos da Umicore

 
Atualmente, a organização fabrica cerca de 2 milhões de catalisadores por ano no Estado. Além disso, a Umicore está atenta às ações que a indústria automobilística vem tomando para garantir uma mobilidade cada vez mais limpa, renovável e eletrificada. Neste contexto, a companhia está apta a fornecer localmente catalisadores para veículos híbridos. “A empresa já tem toda a tecnologia necessária para atender essas futuras demandas e já fornece este produto para aplicação em veículos eletrificados fora do Brasil”, salienta Claúdio Furlan, Gerente Comercial unidade de negócios de Catalisadores Automotivos da Umicore.

Por outro lado, a maioria da frota brasileira ainda será a combustão nos próximos anos e continuará existindo um grande mercado de veículos usados que utilizam combustíveis. Por isso, enquanto houver esses tipos de modelos leves ou pesados em circulação, a Umicore estará empenhada a fornecer até o último catalisador necessário.

Para celebrar essa marca e esse período bem-sucedido presente no mercado brasileiro, a Umicore está lançando um e-book sobre os catalisadores para veículos. “O nosso produto continuará importante para a redução de emissões das frotas nos próximos anos. Por conta disso, essa publicação tem como desafio explicar, de modo didático, o funcionamento e a importância dos catalisadores para a saúde e o meio-ambiente”, diz Blumrich.

O e-book também apresenta dicas de manutenção, as tecnologias oferecidas pela Umicore, o ciclo completo do produto e possíveis problemas que a retirada de um catalisador pode causar ao motorista. O conteúdo é gratuito e pode ser acessado clicando no link acima.

Sobre a Umicore

Umicore é um grupo de tecnologia de materiais circulares. A empresa foca suas atividades em áreas de aplicação, nas quais seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia faz a diferença. As atividades são organizadas em três grupos de negócios: Catálise, Energia e Tecnologia de Superfície e Reciclagem. Cada grupo de negócios está dividido em unidades direcionados ao mercado, oferecendo materiais e soluções que estão no topo de novos desenvolvimentos tecnológicos e que são essenciais no dia a dia.  A Umicore investe a maior parte de suas receitas e dedica seus esforços de P&D para materiais de mobilidade limpa e reciclagem. O objetivo da empresa de criar valor sustentável baseia-se em sua ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir sua missão: “Materiais para uma vida melhor”. As operações industriais e comerciais da Umicore, assim como as atividades de P&D, estão localizadas em todo o mundo para melhor atender sua base global de clientes. O Grupo gerou uma receita de vendas (excluindo o metal) de EUR 4,2 bilhões (faturamento de € 25,4 bilhões em 2022) e, atualmente, conta com 11.000 colaboradores.

Mais informações à Imprensa
Grupo Printer Comunicação 

Eduardo Sanches
(11) 99305-3328
eduardo.sanches@grupoprinter.com.br 

Amanda Caires
(11) 99804-8055
amanda.caires@grupoprinter.com.br 


Outubro/2023