Skip to main content Skip to primary navigation

Diversidade e inclusão em ação

Regional website Brazil



O melhor de fazer parte de uma equipe é trabalharmos juntos pelo mesmo objetivo. Para nós da Umicore, isso significa criar materiais para uma vida melhor. Não é apenas sobre o que fazemos, mas como fazemos. Somos todos diferentes, com diferentes crenças, origens, preferências e mentalidades que nos tornam quem somos, mas todos nos esforçamos para ajudar a construir um amanhã melhor e mais sustentável. Essas diferenças capacitam nossas equipes, trazendo novas ideias e permitindo que a inovação flua.

Existem 80 nacionalidades espalhadas por todos os nossos sites e, como você pode imaginar, isso significa um monte de idiomas diferentes. A língua de sinais não é exceção e nossos colegas no Brasil têm muito orgulho disso.

“Ao longo dos anos, tivemos cerca de oito colegas com deficiência auditiva e sempre fizemos o possível para que eles se sentissem em casa aqui na Umicore. É muito importante que cada funcionário tenha as ferramentas e informações certas, não apenas para poder trabalhar, mas também para desfrutar de seu trabalho e cuidar de seu bem-estar ao mesmo tempo.”

Rosemery, Recursos Humanos no Brasil

Comunicar uns com os outros faz parte da vida, desde ser capaz de compartilhar e inspirar outras pessoas com suas ideias até se conectar com colegas em um nível pessoal. “Preparamos as equipes para que todos entendam e tenham acesso a todas as formas de comunicação, seja um treinamento sobre segurança ou bem-estar, uma palestra sobre nossa estratégia ou até mesmo um esquema importante como nosso programa de mentoria Elas no Foco. É por isso que temos um contrato fixo com uma agência profissional que faz tradução simultânea em língua de sinais para todas essas iniciativas. Nunca sabemos em que assunto nosso colega Edson pode se interessar e ele é sempre bem-vindo, então o tradutor está sempre disponível para ele.”

Edson faz parte da equipe da Umicore Americana, Brasil, há 13 anos. Com a ajuda de um tradutor, atualmente trabalha como operador de produção. Edson nos contou o quanto gosta de ser bem recebido em todos os treinamentos graças ao tradutor: “Fico muito feliz em ver que existe alguém para me ajudar a entender cada curso de treinamento ou sessão de informações que eu gostaria de participar. Graças a isso, sinto-me não só confortável no trabalho, e também incluído.”

Rosemery confirmou que não é só Edson que valoriza isso, mas outros colegas também. “Sempre recebemos muitos comentários positivos. Todos têm orgulho de ver a diversidade e a inclusão em ação. Além disso, é sempre muito interessante. Aprendemos que podemos nos comunicar muito usando a linguagem corporal. Nossos rostos mostram muito de nossas emoções, então estar lá nos lembra de como podemos nos conectar com ele mesmo através de um simples sorriso”.

Muitos colegas vão além do sorriso, pois seguiram um programa de treinamento em língua de sinais para conseguir comunicar o básico. Edson valoriza muito isso: “Durante o dia, eu me comunico com meus colegas usando sinais e eles sabem um pouco de língua de sinais, até algumas piadas. Também posso escrever ou fazer mimicas para me comunicar com eles”.

Rosemery acredita que a missão da Umicore vai ainda mais longe: “Também participamos de vários cursos de treinamento para elevar o nível e remover vieses inconscientes do processo de recrutamento. Isso nos ajuda a sermos abertos e inclusivos para todos, não importa quem sejam. Tenho muito orgulho de colocar minha energia, coração e alma em projetos como este. Fazer as pessoas se sentirem bem-vindas e amadas é muito importante e esta é definitivamente uma maneira de fazer isso.”

Conheça o Edson e ouça sua história sobre diversidade multicultural (legendas em inglês)