
História
A história da Umicore iniciou há mais de 200 anos. Tudo começou com a união de algumas empresas mineradoras e fundidoras, que gradualmente se desenvolveu para a empresa de tecnologia de materiais e reciclagem que a Umicore é hoje.
Onde tudo começou
Em 17 de dezembro de 1805, Napoleão Bonaparte cedeu a Jean Dony o controle da mina Vieille-Montagne em Moresnet, local onde hoje está a fronteira ente Bélgica e Alemanha.
Onde tudo começou
Isso marcou o início do que em 1837 se tornou a ‘Société Anonyme des Mines et Fonderies de Zinc de la Vieille-Montagne’, o mais antigo predecessor da futura empresa Umicore.
Cruzando fronteiras
A história de outra empresa da Umicore, a Union Minière, iniciou em 1906. A Union Minière du Haut Katanga (UMHK), como era na época chamada, produzia cobre e outros metais no Congo.
Cruzando fronteiras
Após ter o governo de Zairian incorporado os ativos da empresa em 1968, a UMHK decidiu desenvolver novas atividades de mineração e refino, tornando-se depois a subholding Société Générale de Belgique.
As peças de um quebra-cabeças
A fusão em 1989 da Union Minière com suas subsidiárias (Metallurgie Hoboken-Overpelt, Vieille-Montagne e Mechim) transformou a Union Minière em um grupo industrial integrado.
As peças de um quebra-cabeças
Até o final da década de 90, a Union Minière se posicionou cada vez mais como empresa de materiais especiais. Depois de já ter vendido seus últimos negócios de mineração e outros ativos não estratégicos, seu foco agora era em metais preciosos, produtos de Zinco com alta margem e materiais avançados.
As peças de um quebra-cabeças
Para simbolizar essa tendência de sair da área de mineração e de produção de commodities e metais base, em 2001 o Grupo mudou seu nome para Umicore. As primeiras duas letras do nome são iniciais da Union Minière, remetendo às raízes históricas do grupo.
Uma década definitiva
Em 2003, a aquisição das atividades PMG acrescentou uma nova dimensão à empresa, inclusive uma maior presença no setor de catalisadores automotivos. O PGM era na verdade a antiga unidade de metais preciosos do grupo alemão, Degussa, a mesma empresa que, em 1887,foi sócia fundadora da planta de Hoboken da Umicore.
Uma década definitiva
Em 2005, a Umicore cindiu suas atividades de Cobre, formando uma empresa independente a Cumerio, e, dois anos depois, fundiu suas atividades de refino & ligas de Zinco com a Zinifex, que juntas formaram a Nyrstar.
Atualmente
A Umicore hoje é um grupo global de tecnologia de metais e reciclagem com mais de 10.000 colaboradores e faturamento de 12,3 bilhões de euros.