Inovação

Pesquisa e Desenvolvimento

Como empresa de tecnologia de materiais, a Umicore se esforça para rapidamente atender às necessidades de um mundo com constantes mudanças, assim como buscar continuamente novas soluções para seus clientes.

A área de Pesquisa & Desenvolvimento é um componente chave para o crescimento direcionado pela inovação. Os esforços da P&D envolvem mais de 900 colegas espalhados em 20 centros técnicos de pesquisa ao redor do mundo. Seu principal foco é o desenvolvimento de tecnologias que possam tratar os principais desafios globais, como mobilidade limpa e escassez de recursos. A cada ano a Umicore investe 140 milhões de Euros nessas iniciativas.

A Umicore acredita no poder da parceria para a descoberta de soluções tecnológicas. Para essa finalidade a empresa fomenta sólidos relacionamentos com universidades, institutos de pesquisa, clientes e fornecedores ao redor do mundo. Ela também premia a excelência científica através do Prêmio “Umicore Tecnologia de Materiais”.

A inovação é um dos valores da Umicore e todos os nossos colegas são incentivados a encontrar novas e melhores formas de fazerem as coisas, independente de sua posição ou formação. Para apoiar essa iniciativa de excelência em inovação a empresa premia internamente seus colaboradores através do Prêmio “Inovação Umicore”.  

 

 

Prêmios de inovação

A Umicore, a cada dois anos, entrega seu “Prêmio Inovação”, para incentivo e reconhecimento de todos os colaboradores que contribuíram com suas ideias inovadoras.

Essa premiação gerou muito interesse e entusiasmos em toda a organização. Todos os projetos inscritos são avaliados por um júri formado por especialistas internos e externos, que seleciona a equipe vencedora em cada categoria.

Cinco categorias são definidas para cobrir todas as atividades da Umicore:

    • Ciência e Tecnologia
    • Melhoria de Processo Técnico
    • Melhoria de Processo Não-Técnico
    • Desenvolvimento de Novos Negócios
    • Meio Ambiente, Saúde & Segurança

 

Prêmio Umicore Tecnologia de Materiais

Todos os anos, a Umicore realiza o “Prêmio Tecnologia de Materiais”. Em 2017, o prêmio de 10.000 Euros será concedido pelo título de PhD obtido no período de 01 de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2016, em alguma faculdade do mundo, reconhecida, nas seguintes áreas:

  • Reciclagem/escassez de recursos (relacionado a metais)
  • Materiais para catalisadores
  • Materiais para baterias

A Umicore pretende ressaltar o papel crucial que a pesquisa acadêmica tem que desempenhar na indústria e na sociedade: a busca científica para soluções tecnológicas limpas e inteligentes pode ajudar a criar uma sociedade sustentável.

 A Umicore dá grande importância ao alto padrão científico da premiação e recebe apoio de seus parceiros (FWO e FNRS) na seleção dos laureados e na garantia da excelência dos prêmios.

 As normas e os formulários de inscrição podem ser encontrados nos sites da FWO e FNRS.