Materiais de Platina - PEM

Fabricação de equipamentos de platina utilizados na produção de vidro de alta qualidade e gases, na produção de fertilizantes, bem como, para sistemas de redução das emissões de óxido nitroso. 

Produtos de Platina 

A Unidade Platinum Engineered Products (PEM) fornece produtos para uso na indústria de vidros especiais, de fibras de vidro, de fertilizantes, de explosivos e de medição de elevadas temperaturas.

Combinando tecnologia de ponta com o conhecimento de sistemas de seus clientes, possui posições de liderança de mercado.

É a Umicore trazendo os Materiais para uma Vida Melhor. 

Telas para Indústria Química

Telas Catalisadoras
As telas catalisadoras de Platina/Ródio são utilizadas no processo de oxidação de amônia anidra para a produção de ácid o nítrico.

A Umicore fornece a melhor opção de aplicação de suas telas tricotadas Platinit e Multinit e busca melhorias que aumentem a vida útil, redução da taxa de perda do metal e o aumento da eficiência de conversão.

Ligas Padrão

  • Pt/Rh 90/10%
  • Pt/Rh 92/8%
  • Pt/Rh 95/5%

Telas Recuperadoras (Getter)

As telas recuperadoras, fabricadas em liga de Paládio/Níquel 95/5%, são instaladas sempre abaixo do pacote de telas catalisadoras de Pt/Rh com a finalidade de reter parte da Pt e Rh desprendidos das telas catalisadoras durante o processo de oxidação da amônia anidra. 

Ligas Padrão
Pd/Ni 95/5%

Peças para Indústria Vidreira

Os metais do grupo da platina caracterizam-se pelo seu elevado ponto de fusão e isto faz com que a platina e ligas de platina ródio sejam os materiais mais indicados para a confecção de chapas, tubulações, fieiras e outras peças utilizadas pela indústria vidreira nos processos de fabricação de vidros especiais, tais como tubos de televisores, monitores e micro computadores, telas planas, telas de cristal líquido, fibras ópticas e fibras de vidro de alta qualidade. 

  • Pt / Rh

Produtos para Termometria

Por serem constituídos de metais nobres e possuirem boa resistência à corrosão e alta durabilidade, os fios termopares, permitem uma medição mais precisa, inclusive em temperaturas elevadas e atmosferas oxidantes. 

A Umicore possui três tipos de termopares, além dos descartáveis:

Tipo S

Platina e Platina/Ródio 90 / 10%

É indicado para trabalho contínuo em temperaturas acima de 1200°C e até 1500°C, podendo esporadicamente operar até 1750°C.

Tipo R

Platina e Platina / Ródio 87 / 13%

As características deste termopar assemelham-se às do tipo S.

Tipo B

Platina / Ródio 94 / 6% e
Platina / Ródio 70 / 30%

Usado para medição contínua de temperatura entre 1600° e 1700° C e ocasionalmente até 1800° C.

Termopares Descartáveis

A Umicore fabrica fios com diâmetro de 0,045; 0,050; 0,063 e 0,100mm destinados à propdução de termopares descartáveis, usados na medição de temperaturas em aciarias.

Tubos de Proteção

Os tubos de proteção para termopares fabricados em ligas de Pt/Rh podem agora também ser produzidos em Pt FKS, aumentando de forma significativa a vida útil dos tubos ou ainda possibilitando a redução da espessura da parede, em função da extraordinária resistência deste material.

Contato:

Fone: 55 (11) 2421.1393
E-Mail: kelly.moreno@am.umicore.com