A Unidade de Catalisadores Automotivos atende montadoras de diversas marcas. Em parceria com seus clientes, a empresa desenvolve novas tecnologias aplicadas no desenvolvimento de catalisadores para veículos diesel, flex fuel e motocicletas.

No Brasil, estamos presentes há 25 anos em Americana/SP e temos um moderno Centro de Tecnologia de Emissões Veiculares e um completo Laboratório de Protótipos.

Oferecemos alternativas que atendam às legislações com custos e tecnologia desenvolvida especificamente para os modelos produzidos na América dos Sul, em acordo com as características dos combustíveis locais.




O que é um Catalisador?

O Catalisador é uma peça formada por um núcleo cerâmico ou metálico que transforma os gases tóxicos do motor em gases inofensivos, através de reações químicas.

O Catalisador é desenvolvido para trabalhar em conjunto com o sistema de alimentação dos automóveis. Em bom funcionamento é capaz de converter cerca de 98% dos gases poluentes.

Onde está localizado?

Localiza-se no sistema de escapamento, após o coletor de gases de escape e próximo ao motor de forma a aproveitar a temperatura decorrente da combustão.


Pode-se eliminar o Catalisador?


Não. A eliminação do Catalisador prejudica o meio ambiente e pode provocar falhas e aumento de consumo.
A inspeção veicular verifica a originalidade do sistema de escapamento.

Por que possui metais preciosos?

Os metais preciosos são os agentes ativadores das reações químicas, conseguindo reduzir significativamente as emissões de gases poluidores.

Onde está a tecnologia Umicore?

A tecnologia Umicore está no desenvolvimento de Catalisadores adequados aos combustíveis brasileiros (gasolina com álcool, álcool hidratado, etc...) em total conformidade com o Código Nacional de Trânsito e com as leis ambientais.

Funcionamento do Catalisador

Flash Animation

Importante:

Mantenha toda a parte elétrica sempre revisada;
Não coloque aditivos no combustível ou no óleo lubrificante que não sejam recomendados pelo fabricante;
Não permita a entrada de água pela ponteira quando o escapamento estiver aquecido;
Não force o veículo a “pegar no tranco”;
Não instale alarmes ou sistema antifurto não recomendados pelo fabricante do veículo.




                           




Certificação INMETRO

Por se tratar de um produto de alta tecnologia e visando proteger o consumidor, a Umicore, em conjunto com os fabricantes de escapamentos, apresenta sempre o selo do INMETRO estampado na peça, atestando a qualidade do produto.


Usar um Catalisador falso ou com defeito pode causar diversos problemas ao veículo, como a desregulagem do sistema de injeção eletrônica, alteração da contrapressão do sistema de escapamento, aumento do consumo de combustível e a perda do rendimento do motor.





Contato: (019) 3471.4000

e-mail: sarah.dutra@am.umicore.com




O que fazer com a peça usada?


O catalisador automotivo quando descartado ou ao final de sua vida útil, e em qualquer estado que se encontre deve ser encaminhado à reciclagem.


Contato: (011) 2421.1315

e-mail: jose.renato@am.umicore.com